sexta-feira, 30 de agosto de 2013

IV Conferencia Infantojuvenil do Meio Ambiente a EE Prof. Cid de Oliveira Leite participa




PROJETO SUSTENTA CID
Qualidade de vida é medir as condições da vida de seres humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos. Isso pressupõe muitas coisas: hábitos saudáveis, cuidados com o corpo e com a natureza. Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deve fazer parte das prioridades da qualidade de vida.
            Para se ter uma boa qualidade de vida é necessário pensar no meio ambiente em que se vive, na sua preservação, lutando contra sua destruição.
            Segundo o currículo do Estado de São Paulo. “A tecnologia imprime um ritmo sem precedentes no acúmulo de conhecimentos e gera uma transformação profunda na sua estrutura e nas suas formas de organização e distribuição. Nesse contexto, a capacidade de aprender terá de ser trabalhada não apenas nos alunos, mas na própria escola, enquanto instituição educativa: tanto as instituições como os docentes terão que aprender”.
A noção de sustentabilidade, é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Ou seja, a sustentabilidade busca a exploração de áreas e o uso de recursos planetários de forma a não prejudicar o meio ambiente e as comunidades humanas.
É um desafio sustentável conciliar a geração de energia com a preservação ambiental e equilibrar o desenvolvimento socioeconômico e a segurança do meio ambiente.
Para ter um desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento socioeconômico deve preservar os recursos naturais e satisfazer as necessidades da população.
A sustentabilidade está sendo aplicada em diversos lugares e regiões. Os alunos e professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite, situada em Ribeirão Preto- SP, trabalham com a chamada gastronomia sustentável, capitação e reaproveitamento das águas da chuva, horta suspensa sustentável, identificação e cuidados das árvores do entorno escolar, limpeza e conservação da escola.
Adotar práticas sustentáveis no preparo dos alimentos é uma alternativa para a natureza e a sociedade, como: redução na emissão de gases do efeito estufa; conservação da biodiversidade; proteção de espécies animais e vegetais em extinção; valorização da agricultura e pecuária local, a redução de resíduos, a ingestão de alimentos saudáveis e máximo aproveitamento dos ingredientes.
Aproximadamente 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada por problemas no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização.
No Brasil, esses alimentos poderiam ser aproveitadas por famílias carentes.  A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos leva ao desperdício.
Pensando nisso a equipe de professores da EE. Prof. Cid de Oliveira Leite vem trabalhando a conscientização sobre ações acima citadas, foram conduzidas pela equipe docente e pedagógica.
 Durante as atividades da IV Conferência Infanto juvenil do Meio Ambiente realizada no dia 22/08/2013 houve debates das ideias e sugestões para a escola sustentável com degustação de receitas reaproveitáveis, projeto desenvolvido desde 2012 e em continuidade em 2013, o mesmo acontece com a horta suspensa sustentável, e o início da capitação e reaproveitamento das águas da chuva, identificação e cuidados das árvores do entorno escolar, limpeza e conservação da escola  tudo com a ajuda dos alunos, que participam ativamente do projeto.
As receitas selecionadas pelos alunos estão sendo agrupadas em um livro e serão distribuídas a comunidade, a fim de incentivar a criação de hábitos saudáveis e sustentáveis na comunidade.
Algumas receitas usadas na degustação
Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes: Casca de um abacaxi bem grande, gelo e açúcar a gosto.
Modo de Fazer:
1-  Deixe as cascas do abacaxi de molho, em água filtrada, na geladeira por um dia;
2-  Depois é só bater as cascas, gelo, e adoçar a gosto;
3-  Coe antes de beber;

Pudim de Pão Velho
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 3 ovos, 1 litro de leite e 2 pães velhos
Modo de Fazer:
1-  Bata tudo no liquidificador, depois caramelize o fundo da forma, passe manteiga em volta da assadeira.
2-  Leve ao forno em banho maria por 1 hora. Após essa hora leva a geladeira, espera esfriar e desenforme.
           
A área verde da escola é composta por com uma grande variedade de plantas, com acesso direto aos alunos, próximo a Biblioteca há uma “horta” suspensa sustentável, com alface e algumas ervas (salsinhas, cebolinha, erva doce) usadas eventualmente pela merendeira;
·      Na área frontal da escola há 14 árvores (08 Sibipiruna, 02 Jacarandá, 02 Sapucaia, 02 Cast. do Pará);
·      Próximo ao campo de Futebol há 14 árvores (08 Sibipiruna, 01 Coqueiro, 01 Flamboyant, 01 Seringueira, 02 Ipês, 01 Sete Copas);
·      Próximo as arquibancadas há 04 árvores (04 Sibipiruna);
·      No pátio há 09 árvores (02 Coqueiros, 03 Sibipiruna, 01 Mangueira, 01 Sete Copas,02 Flamboyant);
·      Em frente a quadra há 07 árvores (03 Sibipiruna, 01 Folha Larga, 01 Angico, 02 Chapeis de praia).
            A manutenção da área verde da escola e da horta suspensa sustentável ocorrerá com a água recaptada da chuva.
     A Horta Suspensa permite o cultivo de hortaliças e temperos sem gastar muito espaço, além de enfeitar a entrada da biblioteca da escola, mostra aos alunos como cultivar produtos saudáveis com economia de espaço.

Este projeto teve inicio no ano de 2012 e os resultados podem ser acompanhados pelo blog: www.sustentabilidadecid.blogspot.com.br

Um comentário: